quinta-feira, 17 de março de 2011

Fobia de ir ao dentista

'Este é o caso de uma amiga minha que tinha uma fobia massiva ao ir ao dentista, até o ponto que levava mais de 20 anos sem ir, apesar de haver tido problemas com os dentes.
Para termos uma idéia do extremo da fobia, a ultima vez que tinha ido antes desses 20 anos, sendo adolescente, tinham tido que sedá-la com clorofórmio, ao estilo dos sequestradores porque devido também a sua fobia com as agulhas não poderia fazer anestesia geral.
Uma semana antes de falar comigo, uma sexta-feira, tinha feito uma tentativa de ir ao dentista para tirar um dente que estava muito mal, mas o dentista não conseguiu fazer nada e ela viveu uma experiência muito desagradável com episódio de pânico e tensão corporal muito intensa que a deixou fisicamente extenuada no fim de semana posterior.
Na segunda-feira seguinte me contou a experiência da sexta-feira anterior e me disse que tinha outra entrevista à sexta-feira seguinte, para ver se podia lhe ajudar. Dado que ela estava muito motivada e sabendo da eficiência que a EFT costuma ter com fobias, decidimos colocá-la nisso. Fizemos três sessões durante a semana em dias consecutivos, onde surgiram episódios emocionalmente muito intensos da infância relacionados com um envenenamento acidental, com uma operação de amídalas, e alguns outros relacionados com uma fobia de abrir a boca, de introduzir coisas na boca, às agulhas, conectado tudo com uma resolução subconsciente de ver a morte como a solução libertadora de tudo isso.
A sexta-feira seguinte, a acompanhei ao dentista e, dado o precipitado do tratamento ainda havia bastante tensão que surgia, mas ela estava motivada, por tanto fizemos tapping “in situ” reduzindo o que ia saindo, o dentista – o mesmo da semana anterior- colaborou tapando-lhe os olhos para minimizar ao possível os estímulos negativos e começou o processo.
Primeiro a injeção de anestesia, durante uma eternidade do meu ponto de vista – fobias à agulha, a ter a boca aberta e a introduzir algo na boca ameaçando -, que mesmo que com certa tensão, superou exitosamente. E depois tirar o dente, que, como não podia ser de outra maneira, se complicou ao romper-se, houve que reclinar a cadeira até o ponto que a cabeça estava mais baixa que o corpo, e fazer bastante movimento para tirar a raiz do dente, tudo com a boca aberta e o incomodo de estar com a cabeça abaixo… Mas, mesmo que com tensão, foi superado com sucesso.
No final, caras de surpresa e felicitação nos presentes. Nem que dizer tem que uma mudança em um uma fobia semelhante em tão curto tempo -uma semana- seria bastante improvável na maioria dos enfoques terapêuticos, mas com EFT e uma boa motivação por parte do interessado, este tipo de resultados são o habitual como mostram as experiências de tantos e tantos praticantes no mundo inteiro.'

Eft - suamente.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário